Oficial de Registro de Imóveis e Anexos
da Comarca de Atibaia
Tel. (11) 4414-5550
Bem-vindo(a), conectar-se.       Criar conta.  
 Caro usuário, você não está logado.
 
Principal » Notícias

Neste módulo disponibilizaremos Notícias e matérias para auxiliar o público em geral.

 

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ECONOMIZA TEMPO E DINHEIRO COM NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL ONLINE

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ECONOMIZA TEMPO E DINHEIRO COM NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL ONLINE

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ECONOMIZA TEMPO E DINHEIRO COM NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL ONLINE

 

Uso de notificação extrajudicial online surpreende regional da Caixa Econômica Federal, em Campinas, com significativo ganho de tempo e redução de custos operacionais.

 

A tendência é que os serviços online sejam estendidos às demais regionais de recuperação de créditos em todo o Brasil.

 

Para que uma instituição financeira seja eficiente não basta que conceda o crédito, mas é preciso que o receba de volta. A inadimplência é, hoje, uma realidade rotineira. No entanto, o dinamismo das operações financeiras exige estratégias cada vez mais rápidas e práticas para o recebimento do empréstimo, bem como para a recuperação do crédito da pessoa ou empresa inadimplente.

 

Atento a essa necessidade do mercado, o Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil – IRTDPJBrasil – lançou o Portal RTDBrasil, o cartório de Títulos e Documentos na internet.

 

O Portal RTDBrasil oferece execução eletrônica para todos os serviços disponíveis nos cartórios de Títulos e Documentos, para que o usuário ganhe tempo, eficiência, economia e segurança. Para notificar uma pessoa ou empresa em território nacional, por exemplo, basta fazer o cadastramento no portal. O próprio sistema envia a notificação para o cartório competente, em qualquer lugar do Brasil, sem necessidade de comparecimento do solicitante ao cartório. O interessado produz o texto em sua área exclusiva no portal, podendo também criar modelos de uso freqüente. O texto é assinado eletronicamente, com uso de certificado digital ICP-Brasil, e transmitido ao cartório destinatário, ou seja, aquele que deve entregar a notificação. Depois de informar os valores, de acordo com a tabela vigente na localidade em questão, e uma vez autorizado, o cartório faz a diligência e a operação é acompanhada online pelo usuário.

 

Caixa: centralização com agilidade, simplicidade e segurança.

 

“Em tempos de taxas mais baixas de juros e menor spread, o processo de recuperação de créditos torna-se extremamente importante para a saúde financeira dos bancos”, diz Ângelo José Pegolo, responsável pela gerência de Recuperação de Créditos da filial da Caixa Econômica Federal em Campinas.

 

Para ele, três fatores são fundamentais para o sucesso no retorno dos capitais aplicados: 1) alternativas negociais que viabilizem e atendam também aos interesses dos clientes inadimplentes; 2) cobranças no momento certo e oportuno; 3) um cadastro sempre atualizado.

 

“A iniciativa de utilizar o serviço de notificação extrajudicial oferecido pelo Portal RTDBrasil se deu em razão de nossa necessidade de centralização das notificações extrajudiciais sem, contudo, perder o timing do processo de cobrança nem aumentar os custos operacionais do processo”, relata Pegolo.

 

“Ao conhecer o Portal RTDBrasil e os serviços oferecidos tivemos certeza de que estávamos diante da oportunidade de realizar essa centralização com agilidade, simplicidade e segurança, sem perder a eficiência.”

 

“No Portal RTDBrasil é possível fazer os pedidos de notificações de forma centralizada e em lotes, mediante modelos predefinidos. Depois de assinadas digitalmente, as notificações são remetidas aos respectivos cartórios pelo próprio portal”, explica.

 

Negociação amigável: cliente procura a Caixa para regularizar seus débitos.

 

A Caixa regional de Campinas abrange também as cidades de Jundiaí, Piracicaba, Sorocaba e São José dos Campos, atendendo ao todo 194 municípios.

 

Segundo o gerente, as notificações extrajudiciais são utilizadas nas cobranças de clientes inadimplentes, em especial nas carteiras de veículos. Embora a notificação extrajudicial cumpra o dispositivo legal da constituição em mora como requisito básico para a propositura de uma ação judicial, ela é também um instrumento a mais para a tentativa de negociação.

 

Pegolo confirma que é prática da Caixa sempre procurar o caminho da negociação amigável com os inadimplentes, deixando a via judicial para o último caso. Por outro lado, é muito comum o cliente procurar a Caixa para regularizar seus débitos depois de receber a notificação.

 

“Esse percentual é maior para os contratos que possuem garantias como os financiamentos imobiliários ou de veículos”, informa.

 

Mais agilidade e redução de cursos operacionais

 

Ainda é cedo para quantificar os índices de ganho de tempo, eficiência e economia, uma vez que é recente a adesão da gerência de Recuperação de Créditos da filial da Caixa Econômica Federal de Campinas à notificação extrajudicial online. No entanto, Pegolo afirma que “houve enorme avanço no que diz respeito à agilidade e economia de custos operacionais na etapa de preparação e solicitação das notificações, bem como no acompanhamento de pedidos”.

 

Antes do Portal RTDBrasil, a amplitude de atuação do banco obrigava a regional de Campinas a usar os serviços de despachantes contratados, mediante licitações públicas, para realizar as notificações extrajudiciais.

 

“Dessa forma, perdíamos um pouco na tempestividade e aumentavam bastante os custos operacionais, pois as notificações precisavam ser protocoladas nos balcões dos Cartórios de Títulos e Documentos nas diversas comarcas de nossa abrangência, algumas a 200 ou 300 km de distância”, informa o gerente.

 

Notificação extrajudicial online será estendida a outros Estados segundo Ângelo José Pegolo, a notificação extrajudicial online, tem se mostrado bastante útil para a Regional de Recuperação de Créditos da Caixa Econômica Federal em Campinas.

 

“Em razão da extensa área territorial de atuação, soluções que simplificam e agilizam nossas ações de cobranças certamente impactam nossos resultados positivamente. A tendência é que em curto espaço de tempo, os serviços oferecidos pelo Portal RTDBrasil possam ser estendidos às demais regionais de recuperação de créditos em outros Estados.”

 

Fonte: http://www.anoregsp.org.br/revistas/cartoriohoje/edicao_05/#p=28

 

Publicado no Informativo IRTDPJ Brasil - março 2015 - Edição 288

 


Voltar às notícias Compartilhe ou salve em seus favoritos:
Mais... Stumble It Compartilhe no Google Compartilhe no Delicious Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Imprimir Email This